O 112 é o Número Europeu de Emergência, a sua chamada é gratuita, está acessível de qualquer ponto do país a qualquer hora do dia. Sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos.

As chamadas efectuadas para o 112 são atendidas, em primeira linha, por uma Central de Emergência da Policia de Segurança Publica que posteriormente canaliza para o Instituto Nacional de Emergência Médica, Autoridade Nacional de Protecção Civil, ou outras Autoridades conforme o tipo de incidente.

Portanto, em caso de acidente ou doença deve ligar de imediato 112, em caso de incêndio ou outro sinistro grave deverá ligar para os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha através do número 234 529 112.

As chamadas telefónicas recebidas/efectuadas para os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha são gravadas pela nossa central de emergência, sem aviso prévio por parte da nossa operador/a, conforme previsto na lei para os agentes da protecção civil. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, garante a confidencialidade das mesmas.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha reencaminha as chamadas de triagem de emergência médica para o Centro Orientador de Doentes Urgentes, conforme directiva do Instituto Nacional de Emergência Médica, pelo que não se responsabiliza por esse processo. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, garante o rápido e eficaz socorro à população.