O Grupo foi constituído por cinco binómios ( exemplar + guia) em treino, para conseguir o objetivo de busca e salvamento de pessoas em meio urbano ou rural, por rastreio ou venteio. Atualmente conta com 4 binómios. Os treinos são feitos de forma continua e sistemática.

A Unidade de Recuperadores Aquáticos tem como objetivo fazer o salvamento e resgate de pessoas e bens que, tenham caído, ou sido atingidas pelas águas. A criação deste grupo corresponde à necessidade de dar resposta adequada a situações de risco, face à proximidade do mar/rio e de fatores de ordem meteorológica, que provoca frequentes e perigosas inundações. A Unidade é constituída por 10 elementos, todos eles pertencentes ao quadro ativo desta corporação..

Grupo de Matérias perigosas Grupo foi constituído por vinte elementos. Este grupo que com formação específica e treino sistemático, estão preparados para executar manobras de 1ª intervenção.

Tem como objetivo principal a intervenção em espaços de risco, tais como, prédios em altura igual ou superior a seis andares. Acidentes em zonas de acesso difícil, poços, ravinas montanhas e outros locais. Este grupo nasce a partir de uma parceria com o serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) que cede os equipamentos e apoia o grupo de homens preparados para todas as situações de alto risco, disponíveis 24 horas por dia.

O Grupo tem como objetivo intervir em incidentes específicos tais como desencarceramentos complexos, intervenção em valas com soterrados e escoramento de edifícios em colapso entre outros. Neste grupo todos os elementos tem o curso de TAT e de Salvamento e Desencarceramento.