Mensagem do Comandante

É com muita honra que, em meu nome pessoal e de todas as mulheres e homens que integram o Corpo de Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, lhe damos as boas vindas ao nosso sítio da internet.

“Se me permitem gostaria de começar por agradecer aos meus familiares presentes e em particular à minha esposa, Cinda e aos meus filhos, Maria João e Bernardo, que ao longo destes anos nunca puseram em causa a minha condição de bombeiro,

Obrigado!

Quero agradecer também à excelentíssima direcção o convite que me foi endereçado, será sem dúvida alguma um desafio e uma grande honra comandar este corpo de bombeiros.

Sei que com diálogo, bom senso e com a colaboração de todos conseguiremos dar continuidade ao bom trabalho que tem vindo a ser realizado.

Hoje dadas as circunstancias, não puderam estar presentes algumas pessoas que ao longo da minha vida  me tem acompanhado e apoiado nesta causa mas, estão as principais e as possíveis.

Embora tenha optado por falar do presente e do futuro, não posso deixar de fazer referência a algumas pessoas que há 34 anos atrás, quando cheguei a esta instituição, foram preponderantes e contribuíram em muito para a minha presença aqui hoje.

São eles, o Comandante António Ribeiro e o Comandante José Ricardo Bismarck na altura bombeiros de terceira e o sub-chefe Delfim Carvalho, por ter tido a sorte de os ter como formadores  na então escola de aspirantes.

Parece que foi ontem!

Ficam as memórias de outros tempos, mas perduram as amizades!

Ainda relativamente ao passado, não posso deixar de falar em todos aqueles que foram e ainda são uma referência para mim, refiro-me aos meus anteriores comandantes:

Comandante António Atanàzio Ribeiro

Comandante Augusto Henriques

(Estes infelizmente já desaparecidos)

Comandante José Ricardo Bismarck

Comandante António Ribeiro

Comandante José Valente

Por isso e como facilmente podem perceber a missão hoje assumida por mim, não só trás uma responsabilidade acrescida, como também é bastante gratificante por poder dar continuidade ao trabalho realizado por tão ilustres comandantes.

O presente coloca-nos à prova constantemente, emergências pré-hospitalares, acidentes rodoviários cada vez mais complexos, incêndios urbanos e industriais, incêndios florestais de grande dimensão que ciclicamente nos afectam e mais recentemente, cheias repentinas provocadas por intempéries e outros fenómenos naturais, e actualmente esta pandemia sem fim à vista.

Para fazer face a tudo isto é fundamental ter um corpo de bombeiros bem formado, motivado e em prontidão.

  • A formação tem que ser continua, para isso temos a colaboração dos nossos formadores internos, que são imprescindíveis pela sua proximidade ao corpo de bombeiros.  A estes quero aqui deixar um profundo agradecimento pela disponibilidade sempre demonstrada.

 

  • Motivação também é coisa que não vai faltando a estes bombeiros, e é também para isso que este Comando trabalha e contribui todos os dias. Basta reparar na quantidade de eventos e projectos que se vão realizando.

 

  • Relativamente à prontidão, gostava de sensibilizar as nossas entidades presentes e com responsabilidades nesta área, que é preciso investir mais na profissionalização, nos tempos que correm a emergência não se compadece com falta de prontidão, e por isso a saída ao minuto é obrigatória, como tal precisamos de ter mais bombeiros profissionais para garantir todo o tipo serviço urgente.
  • Quanto ao voluntariado, precisamos de criar incentivos para apoiar os nossos bombeiros e incrementar a entrada a novos elementos.

Neste âmbito peço ao Sr. Presidente de Câmara e ao seu executivo que reformule o tipo de incentivos e regalias sociais existentes aos nossos bombeiros.

Já iniciamos esta caminhada. mas há ainda um longo caminho a percorrer!

Também não posso deixar de referir e agradecer a todos os bombeiros que nos últimos anos, têm-se mobilizado e de diferentes maneiras têm conseguido enriquecer o nosso parque com novas viaturas e outros tipos de equipamentos.

Um agradecimento especial ao município, às juntas de freguesia, à direcção, a alguns empresários do nosso concelho e à população em geral, que muito têm contribuído para a concretização de vários e diferentes projectos.

Relativamente ao futuro dos bombeiros as mudanças estão aí, acho que já ninguém tem dúvidas que vão haver alterações significativas, são exemplo disso as NUTS e o Plano Nacional de Gestão Integrada dos Fogos Rurais.

Embora não seja o momento oportuno para falar nestes assuntos, não podia deixar de os referir pela sua importância no futuro dos corpos de bombeiros.

No que diz respeito aos bombeiros de Albergaria e como já tive oportunidade de falar não só com o Sr. Presidente de Câmara como também com alguns elementos da Direcção, o Comando e o Corpo Activo gostariam de no próximo aniversário, faltam 9 meses, inaugurar o complemento deste parque de viaturas!

É imperativo iniciar a construção do novo parque de viaturas!

Existe um investimento considerável em viaturas e equipamentos que por sua vez, estão a ter um envelhecimento precoce por se encontrarem ao tempo.

Para que este projecto se concretize, precisamos e contamos com a colaboração de todos!

Sabemos que existem empresários locais que estão disponíveis para ajudar na realização deste projecto, como também sabemos que o Município, além de ter já o projecto de construção iniciado, também não deixará de apoiar financeiramente.

Não posso terminar, sem agradecer aos nossos bombeiros e bombeiras a forma exemplar, responsável e profissional com que se têm apresentado ao serviço da comunidade e que enchem de orgulho este comando e aproveitar para deixar às entidades presentes um apelo, continuem a apoiar e a ajudar os nossos bombeiros.

 

Mais uma vez muito obrigado a todos”

#JuntosSomosMaisFortes

 
Albano Ferreira
Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha