
A primeira bandeira da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, confecionada em filele, foi comprada em agosto de 1925 por 420$00, para ser apresentada na comemoração da Festa do Bombeiro.
A primeira Bandeira da Associação, é muito aproximada a um estandarte nas suas proporções e composição, chegando muitas vezes a ser denominada como tal. A sua leitura é a seguinte:
“De vermelho, dois machados cruzados de prata com cabos de ouro, sobrepostos pelas armas do concelho, com a seguinte legenda “B. V. ALBERGARIA A VELHA”.

A segunda Bandeira da Associação, conforme foi possível apurar, que através de fotografias, quer de relatos orais, foi mandada fazer em finais da década de 40 ou início de 50.
A sua leitura é a seguinte:
“De vermelho, tendo ao centro um capacete de bombeiro, de ouro, uma agulheta de ouro cruzada e soreposta sobre um machado de prata, com cabo de pret e punho de prata, e uma escada de gancho de preto com degraus e ganchos de prata, tendo em chefe os seguintes dizeres: BOMBEIROS VOLUNTARIOS, e em conta-chefe: ALBERGARIA A VELHA”.

Após a adesão da Associação à Liga dos Bombeiros Portugueses, em 4 de Agosto de 1956, o Brasão e a Bandeira foram alterados, passando a ser da seguinte forma a sua ordenação heráldica:
Brasão- “Fénix estendida e voltada para a direita, de ouro, e perfilada de preto, sobre oito achas de preto icendiadas de ouro e vermelho, trazendo ao peito dois machados cruzados de prata com cabos de ouro, sobrepostos pelas armas do concelho, com listel branco com legenda a negro: “ALBERGARIA-A-VELHA”.
Bandeira- “Esquartelada de ouro e púrpura, tendo ao centro o Brasão da Associação, em chefe a seguinte legenda: ASSOCIAÇÃO ODS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, e em contra-chefe: DE ALBERGARIA-A-VELHA”.

A Direção mandou executar uma nova Bandeira, que ainda hoje é utilizada em serviços de funerais.
“Fénix extendida e voltada para a direita, de castanho, perfilada de preto e bicada de vermelho, sobre cinco achas de preto icendiadas de ouro e vermelho, trazendo ao peito dois machados cruzados de prata com cabos de castanho, sobrepostos pelas armas do concelho, com listel branco com legenda a negro: “VILA DE ALBERGARIA-A-VELHA”.
Bandeira- “Esquartelada de ouro e púrpura, tendo ao centro o Brasão da Associação, em chefe a seguinte legenda: “ASSOCIAÇÃO ODS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, e em contra-chefe: ALBERGARIA-A-VELHA”.

Diploma de Sócio Coletivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, atribuído em 4 de Agosto de 1956.

Louvor da Direção Geral dos Serviços Florestais e Agrícolas, pela eficiência dos métodos adotados no combate ao incêndio ocorrido em 18 de Junho de 1963 no Perímetro Florestal do Rio Mau (Alombada).
Medalha de Cobre- 1 estrela, da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Medalha de Ouro- 2 estrelas, da Liga dos Bombeiros Portugueses.

Diploma referente à Medalha de Ouro- 2 estrelas, da Liga dos Bombeiros Portugueses, atrás citada.

Medalha de Mérito Municipal (grau cobre), atribuído em 27 de Maio de 1995 pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

Diploma referente à Medalha de Mérito Municipal (grau cobre), atribuída pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, atrás citada.

Diploma de Honra e Distinção pela colaboração prestada ao Serviço Nacional de Bombeiros e Liga dos Bombeiros Portugueses, atribuído em 1 de Novembro de 1995, inserido nas comemorações dos 600 anos dos Bombeiros Portugueses.





