Unidade de Recuperadores Aquáticos

Unidade de Recuperadores Aquáticos

“Na Emergência, o Treino Faz a Diferença”

A Unidade de Recuperadores Aquáticos tem como objectivo fazer o salvamento e resgate de pessoas e bens que, por mais variadas razões, tenham caído, ou sido atingidas pelas águas. A criação deste grupo corresponde à necessidade de num qualquer momento crítico, dar resposta adequada a situações de risco a partir de uma realidade concreta que se prende com uma zona inserida numa bacia hidrográfica muito inconstante, face à proximidade do mar e de factores de ordem meteorológica, que provoca frequentes e perigosas cheias e consequentes inundações.

É de salientar que não se trata de uma equipa de mergulhadores ou de nadadores – salvadores, antes e especificamente é uma equipa que intervém à tona de água, destinada a resgatar pessoas e bens, dentro das capacidades, competências e conhecimentos que os seus membros possuem.

A Unidade de Recuperadores Aquáticos é constituída por 11 elementos, todos eles pertencentes ao quadro activo deste Corpo de Bombeiros com formação específica ( TAS, TAT, CTT, SGA, SD e Mergulhadores ).