Bombeiro de Elite

Quatro Bombeiros de Albergaria participam em prova de resistência em Braga.

Depois do sucesso da primeira edição realizou-se, no passado dia 13 de Outubro, a II edição da prova Bombeiro de Elite num espaço candidato a património Mundial da Unesco, o Bom Jesus do Monte, em Braga.

Esta prova teve cerca de 500 inscritos, entre os quais 4 elementos dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha: Ana Alves, Fábio Marques, João Pereira e Reinaldo Pedreira.

Bombeiros vindos de todo o país e de fora puseram à prova a sua condição física ao subir os 566 degraus dos escadórios do Bom Jesus, num total de 615 metros. Os participantes tiveram de envergar Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo com botas de fogo e Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA), no menor tempo possível.

A prova durou cerca de 4 horas e os atletas partiram individualmente. Esta prova de resistência esgotou o limite de inscrições que, por sua vez, já tinha sido alargado relativamente à edição de 2017 a centena e meia de operacionais em relação à sua primeira edição, acrescentou Ricardo Fernandes, secretário no Norte da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais e operacional na Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.

Houve um número recorde de inscrições que ascende os 475 bombeiros inscritos, de 106 corporações nacionais e internacionais. Entre os participantes, 52 são mulheres.

Promover o convívio entre os participantes foi outro dos grandes objetivos do evento que já é referência a nível europeu.

Noticia – Jornal de Albergaria

Data – 13 de Outubro de 2018